Apresentação

Nos últimos 08 anos, o Prof. Marcelo Moretti tem coordenado o Laboratório de Ecologia de Insetos Aquáticos (LEIA) da Universidade Vila Velha (UVV). Neste período, tem sido desenvolvidos projetos de pesquisa com o objetivo estudar a ecologia de invertebrados aquáticos e determinados processos ecológicos em rios e riachos localizados na Mata Atlântica do estado do Espírito Santo. A equipe do LEIA têm buscado entender os fatores que influenciam a distribuição das comunidades de invertebrados aquáticos e a sua participação em importantes processos ecológicos, como a decomposição de matéria orgânica. A caracterização funcional dos invertebrados aquáticos e a ecologia trófica também têm sido estudadas, incluindo a influência de organismos macroconsumidores (peixes, caranguejos e camarões) na composição das comunidades de invertebrados. Mais recentemente, a equipe tem se dedicado também ao estudo de microrganismos decompositores que são importantes para o fluxo de energia em ecossistemas lóticos. Os projetos de pesquisa do LEIA têm contado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Desde 2014, o Prof. Marcelo Moretti faz parte do Corpo Editorial do periódico científico Hydrobiologia - The International Journal of Aquatic Sciences, além de atuar como revisor de periódicos científicos e agências de fomento. O proponente também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (Nível 2). Em relação às Atividades de Gestão desenvolvidas na Universidade Vila Velha, o proponente foi Coordenador do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental de 2010 a 2012, Coordenador Institucional de Pesquisa e Pós-graduação na Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão de 2016 a 2017 e, atualmente, ocupa o cargo de Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas.

Junte-se a nós!

Nosso grupo oferece oportunidades para alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado interessados em estudar Ecologia de Riachos e que estejam motivados a se qualificar profissionalmente e contribuir para o crescimento e fortificação do  laboratório.

 

Se você chegou até esta página e se identificou com o nosso trabalho, entre em contato conosco. Você poderá fazer parte da nossa equipe, participar de nossos projetos e desenvolver suas habilidades profissionais.